Comportamento Destaque Expresso

Como escolher o esmalte

Há bem pouco tempo atrás quando íamos a manicure havia três opções de cores: renda, nude ou vermelho (com alguns poucos tons, que iam do terra ao vinho).

Foto: Bruna Barcelos

De uns 10 anos houve uma revolução no mercado de esmaltes que os inseriu com tudo no mundo da moda. Além de uma infinidade de cores e estilos, há tendências novas a cada estação.

Mas será que as unhas podem estragar sua elegância? A resposta é: sim! Especialmente no trabalho. Portanto, para cometer gafes, é preciso atenção nas dicas para saber como usar esmalte no trabalho. 

1. Nas profissões que exigem uma vestimenta discreta, a cor das unhas também precisa ser mais sóbria. Opte por cores mais neutras e leves como branco, rosa, nude ou tons mais fechados com o vinho, vermelho clássico, preto ou marrom.

2. Em ambientes de trabalho informais, pode-se ser mais ousada optando por cores mais fortes e “da moda”.

3. Quem fará uma entrevista de emprego ou está começando um novo trabalho deve optar por cores claras que passam uma mensagem de transparência.

4. Cor de esmalte tem idade. Mulheres maduras devem preferir cores discretas, ainda que escuras. Assim como uma senhora usando roupa de adolescente revela certo desespero, o esmalte colorido (amarelo, azul claro, verde) pode mostrar uma dificuldade em amadurecer. Assuma sua idade!

5. Unhas decoradas tem um limite. Depois dos 15 anos não é hora de se aventurar por este caminho.

6. Adesivos de unha só ficam bem se você for uma artista do show business e ponto final.

7. A moda da unha filha única (quando só o dedo anelar é pintado de cor diferente) é estranha. A impressão que dá é que a manicure se distraiu. Cuidado para não ser uma fashion victm.

8. Nas viagens opte por cores neutras para facilitar na combinação com as roupas. Afinal, você não terá seu armário à disposição.

9. As unhas Louboutin (pintadas com o fundo da unha de vermelho, como o sapato homônimo) são a mais horrenda invenção recente. Eu sempre imagino como será tirar aquele esmalte debaixo depois…Sem comentários.

O que vale para todas:

• Assim que as pontas começarem a descascar é hora remover o esmalte.

• Não se esqueça de manter as unhas sempre bem aparadas e lixadas.

• Unhas muito grande são anti-higiênicas, mantenha-as curtas ou médias.

• Unha do pé sempre curtas, nem precisa explicar.

 

Texto: Bruna Barcelos
Executiva de captação de eventos do Uberlândia Convention & Visitors Bureau e Consultora de etiqueta pessoal e profissional.
contato@brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas