Expresso Foco Saúde

Vacinação contra a febre amarela começa hoje (5) no Terminal Central e Parque do Sabiá

Equipes estarão das 7h às 9h e das 16h às 20h próximo à praça de alimentação e em uma das estações; no Parque, o horário é das 16h às 20h

Foto: Marcus Ferreira

A partir desta segunda-feira (5), as equipes de saúde do Programa Municipal de Imunização estarão no Terminal Central e no Parque do Sabiá para vacinar a população contra a Febre Amarela (confira os critérios exigidos para receber a dose clicando aqui). As ações acontecem até sexta-feira (9). No Terminal Central, os pontos de vacinação volantes estarão próximos à Praça de Alimentação do Pratik Center e em uma das plataformas, das 7h às 9h e das 16h às 20h. No Parque do Sabiá, a imunização acontecerá das 16h às 20h no quiosque multiuso, que está na entrada do bairro Tibery.

A imunização é a única forma de ficar protegido contra a doença. Por isso, segundo com a coordenadora do Programa de Imunização, Cláubia Oliveira, a estratégia adotada pela Prefeitura de Uberlândia é estar presente em locais com grande fluxo de pessoas com o intuito de facilitar o acesso à vacina. “A febre amarela é uma enfermidade grave e a única forma de prevenir é vacinando. Intensificamos nossas atividades, em busca daquelas pessoas que ainda não estão protegidas. Facilitamos o acesso de todos, inclusive de quem trabalha e ainda não teve condição de ir às unidades. Temos a meta preconizada que é de 95%, mas claro que estamos buscando superar isso”, explicou.

Ações de bloqueio

Além destes pontos extras de vacinação, a busca ativa para atualização do cartão de vacina dos cidadãos vai continuar nas unidades, bem como as ações em empresas, nos presídios, palestras nas unidades de saúde, em eventos e outras iniciativas de prevenção e combate. “Os interessados podem ligar na Imunização e solicitar a visita por meio de agendamento”, reforçou a coordenadora.

Zona Rural

A comunidade da zona rural também permanece sendo atendida pelo Programa de Imunização. Para certificar que toda a população está protegida e averiguar o cartão de vacina, será realizada uma varredura, de fazenda em fazenda, a partir do dia 17. “Em 2017 fizemos uma grande mobilização na região. Fomos em  todas as propriedades para verificar o cartão de vacina e percorremos cerca de 10 mil quilômetros, só na zona rural, com intuito de evitar a transmissão do vírus da febre amarela. Agora voltaremos, novamente, para certificar que todos estão imunizados. Só que para alcançar um maior número de pessoas, em especial o trabalhador do campo, realizaremos essa atividade ampliada”, reforçou a coordenadora.

Fique ligado!

O quê? Vacinação no Terminal Central e no Parque do Sabiá

Quando? De 5 a 9 de fevereiro

Quem pode vacinar? Pessoas acima de 9 meses que ainda não receberam dose da febre amarela

Para mais informações sobre a doença e a vacina, clique aqui.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas