Destaque Estilo de Vida Expresso

Etiqueta no cinema

Dia desses um querido amigo reclamou nas redes sociais sobre a falta de educação das pessoas na hora da exibição de filmes.

Foto: Bruna Barcelos

Por isso, o tema de hoje é a elegância no cinema. Afinal, por traz de uma pipoca também bate um gentil coração.

Antes do filme começar… – Vá ao banheiro e compre sua pipoca. Evite ficar trançando pra lá e pra cá depois que a sessão começou para não esmagar os espectadores da sua fila e tampar a visão dos demais.

Pontualidade – Chegue sempre no horário correto da seção. Nada pior do que gente passando na sua frente quando o filme começa. Entrar na sala durante trailers e comerciais é aceitável.

Cada público no seu filme – Evite com todas as forças levar crianças para filmes adultos. Certamente elas irão incomodar os outros espectadores e não será um programa adequado a elas. Se você tem filhos pequenos, deixe com alguém de confiança para curtir um cineminha.

Desligue seu celular – Isso é seriíssimo. Entrou no cinema desligue. Se você é um profissional que precisa ser achado a qualquer tempo e hora, como um obstetra, deixe no silencioso e saia para atender. Nada de ficar conversando no meio do filme.

Controle a criança interior – Em cenas fortes, sensuais ou nos grandes finais nada de assobiar, gritar ou aplaudir, afinal filme não é ao vivo e os atores não estão lá para sentir seu entusiasmo.

Pés no chão! – Nunca coloque os pés na poltrona ou no encosto da frente. Também tome cuidado para não chutar a pessoa sentada logo à frente de você.

Segure o Ewald Filho que existe em você – Evite ficar comentando o filme para não aborrecer o vizinho da poltrona. E nunca, jamais, never, conte o final do filme. Deixe para fazer isso quando sair do cinema.

Lixo no lixo– A tão desejada pipoca de cinema e o refrigerante são indispensáveis, assim como balas e chicletes. Ao final tudo vai para o lixo e não para o chão, muito menos para debaixo da poltrona.

Quem anda em bando é cachorro – Já reparou que quem vai em bando ao cinema gosta fazer algazarra? Atira pipoca, apronta uma gritaria… Enfim, controle seus instintos e aja como uma pessoa normal. Nada de jogar pipoca na cabeça das pessoas, chamar os amigos aos berros e achar que o cinema é só seu. Respeite os demais.

Por fim, lembre-se que o cinema é um local público e, portanto, merece e deve ser respeitado. Por outro lado, também é um espaço para exercitarmos a tolerância, afinal quem não quer nenhum contato com outras pessoas deve optar por assistir um DVD em casa…rs

 

Texto: Bruna Barcelos
Executiva de captação de eventos do Uberlândia Convention & Visitors Bureau e Consultora de etiqueta pessoal e profissional.
contato@brunabarcelos.com.br

Notícias relacionadas