Cidade Destaque Expresso

Moradores pedem ampliação das obras de prolongamento da avenida Balaiadas

O asfalto até a avenida José Andraus Gassani pode melhorar a ligação entre os bairros, aumentar a segurança do local, e descongestionar as duas vias de cruzamento.

Foto: Leonardo Leal

Moradores dos bairros Minas Gerais, Marta Helena e Nossa Senhora das Graças (zona norte) pedem prolongamento das obras da avenida Balaiadas até a avenida José Andraus Gassani. Para eles, está ampliação melhora a ligação entre os dois bairros, aumenta a segurança do local, e descongestiona as outras duas vias de cruzamento na localidade. Há cerca de seis meses a Prefeitura de Uberlândia iniciou obras de prolongamento da via, com aumento da extensão do asfalto da rua Rio Grande do Norte até a República do Piratini.

O comerciante Daniel da Silva afirmou que a ligação entre os bairros é feita pela avenida Comendador Alexandrino Garcia e que tem que percorrer longos trajetos para fazer a entrega de mercadorias. “Com a ampliação da avenida Balaiadas melhora o fluxo de veículos e reduz o trânsito na comendador que tem ficado complicado nos horários de pico, devido a ela ser a avenida que os moradores usam para atravessar entre os bairros”.

Foto: Leonardo Leal

Para o aposentado Joaquim Máximo Vieira, as obras que foram realizadas até a rua República do Piratini, já melhoraram bastante o acesso para os moradores do bairro. “O ideal é chegar o asfalto e a iluminação após o viaduto melhorando a segurança, porque o trecho hoje está com muito mato e tem virado depósito de lixo”, afirmou.

Já o comerciante Cleuson Fernandes Santana que mora no bairro Nossa Senhora das Graças há 32 anos, disse que alguns moradores chegam a atravessar por um trecho de terra sobre os trilhos para cruzarem os bairros. “Isso é complicado porque para ir aos bairros é preciso dar a volta pela avenida comendador ou pela rua Bento Gonçalves.

Foto: Leonardo Leal

Nei Carlos Borges, presidente da Associação de Moradores do bairro Minas Gerais, destacou que somente há duas vias de acesso entre os bairros e que há três escolas na localidade que atende crianças e estudantes dos três bairros. “O bairro está ilhado com poucos acessos, as obras de prolongamento melhoraram bastante, mas o ideal é estender o asfalto até a avenida José Andraus Gassani, melhorando o trânsito com acesso até o Distrito Industrial”, afirmou.

Por meio de nota, a Prefeitura de Uberlândia ressaltou que a expansão da avenida Balaiadas está em fase de finalização. “A gestão municipal informa ainda que o projeto de ligação da via com a José Andrauss Gassani está inserido nos 11 pacotes de intervenções viárias previstas pelo programa Uberlândia Integrada II, de autoria do prefeito Odelmo Leão. No início deste mês, o Executivo enviou à Câmara Municipal um pedido de autorização para que o Município possa contratar um financiamento de R$ 140 milhões junto à Caixa para dar início ao programa”.

 

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas