Cidade Expresso Foco

Mutirão Cidade Limpa inicia 2ª etapa na próxima quarta-feira (14)

Ações de limpeza, roçagem e capina da Prefeitura de Uberlândia serão levadas ao bairro Canaã

Foto: Divulgação/ Secom PMU

Após passar pelo Morumbi e bairros adjacentes, o programa Mutirão Cidade Limpa dará início à segunda etapa no bairro Canaã a partir do dia 14 de fevereiro. Os trabalhos de limpeza, capina, roçagem e retirada de materiais terão início às 8h. No bairro Morumbi, até a última quinta-feira (8), o mutirão havia realizado a limpeza de 1.105 bocas de lobo e recolhido 1.931 toneladas de entulhos e massa verde. Esse número, integrado ao montante contabilizado pela administração municipal em toda a cidade nos meses de janeiro e na primeira semana de fevereiro, já ultrapassa 17 mil toneladas.

Assim que os trabalhos forem concluídos no Canaã, conforme explica o assessor da secretaria de Meio Ambiente, Mário Faria, o programa seguirá para o bairro Roosevelt. “Também precisamos que a comunidade dê continuidade e mantenha esse trabalho no bairro que é de muita importância. Além disso, são ações voltadas para a preservação do meio ambiente”, apontou. Faria relembrou que todas as regiões de Uberlândia serão beneficiadas com a iniciativa, que tem trazido resultados positivos, inclusive durante o período intenso de chuvas.

 

Mobilização de profissionais

Com o intuito de aprimorar a limpeza urbana e a qualidade de vida no espaço público, o Mutirão Cidade Limpa mobiliza 260 servidores do Município, com envolvimento das secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbanístico, Saúde, Obras e Trânsito e Transportes (Settran), assim como o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) e o Departamento Municipal de Água e Esgoto (Dmae).

Somente para a roçagem de lotes e canteiros, a ação mobiliza 38 tratores, com quase 90 servidores envolvidos. Enquanto isso, 11 turmas completas são distribuídas para a capina. Outros 30 profissionais atuam em objetivos específicos por meio da operação de quatro retro-escavadeiras, duas pás carregadeiras, 12 caminhões convencionais e cinco caminhões basculantes. Apesar do Mutirão, as equipes de limpeza continuam os serviços permanentemente por toda cidade.

 

Iniciativa retomada em 2017

O Mutirão Cidade Limpa foi retomado pelo prefeito Odelmo Leão no início de 2017. A expectativa é que, em 2018, os trabalhos alcancem índices similares aos do ano anterior, quando mais de 120 mil toneladas de resíduos foram recolhidas e 22 mil bueiros limpos pelo Município.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas