Cidade Expresso Foco

Carnê do IPTU pode ser retirado pela internet

Para evitar filas na plataforma de atendimento, 2ª via está disponível no Portal da Prefeitura

Foto: Divulgação/ Secom PMU

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2018 já começaram a chegar às casas dos contribuintes. Neste ano, o envio começou mais cedo devido às novas formas de pagamento do carnê. Para facilitar o planejamento financeiro da população, a Prefeitura promove o maior desconto dos últimos anos para pagamento à vista ainda em fevereiro (10% sobre o valor tributado).

Quem ainda não recebeu o carnê, mas já quer ter o documento em mãos, não precisa esperar pela entrega dos Correios nem sair de casa. Basta acessar pela internet o Portal da Prefeitura (www.uberlandia.mg.gov.br) e clicar no link IPTU 2018 disponibilizado ao final da página principal em formato de banner. Para retirar a segunda via pela internet é preciso apenas inserir o número de inscrição cadastral ou o código reduzido do imóvel (esses números estão impressos nos carnês de IPTU do ano passado e deste exercício).

Formas de pagamento

O desconto para pagamento à vista do IPTU é válido para três datas. São 10% de desconto até 28 de fevereiro, 8% de desconto até 29 de março e 5% até 16 de abril. O pagamento ainda poderá ser feito em parcela única até 30 de abril, porém sem desconto.

Quem optar pelo parcelamento poderá dividir o débito em seis vezes, sendo a primeira cota com vencimento em 30 de abril. Para este ano, o valor mínimo para parcelamento do IPTU 2018 é de R$ 75,00 . Valores inferiores deverão ser quitados em cota única.

A receita arrecadada com o IPTU é destinada ao caixa único do Município. Os investimentos acontecem nas várias áreas, levando em conta setores como saúde e educação, que devem ter um mínimo reservado para a aplicação dos recursos.

 

Saiba mais sobre o IPTU 2018:

Descontos para pagamentos únicos:

a)     Pagamento de parcela única realizado até 28/02: desconto de 10%;
b)     Pagamento de parcela única realizado entre 01/03 até 29/03: desconto de 8%;
c)     Pagamento de parcela única realizado entre 30/03 até 16/04:desconto de 5%;
d)     Pagamento de parcela única realizado entre 17/04 a 30/04: sem desconto, mas sem juros e multa.

Datas para pagamento parcelado:

Vencimento das parcelas:

– 1ª parcela – 30/04
– 2ª parcela – 30/05
– 3ª parcela – 29/06
– 4ª parcela – 30/07
– 5ª parcela – 30/08
– 6ª parcela – 28/09

 

Texto: Secom PMU

 

Notícias relacionadas