Destaque Expresso Política

Vereadores pedem que desconto de 10% do IPTU seja prorrogado até o começo de março

O pedido tem por justificativa atender os moradores da cidade que recebem no início do mês e perderiam o desconto que vale até o último dia de fevereiro.

Foto: Aline Rezende /CMU

O aumento do prazo da prorrogação do desconto de 10% no IPTU que termina em 28 de fevereiro para o dia 06 de março foi solicitado em requerimento pelos vereadores da Câmara de Uberlândia nesta sexta-feira (21) ,na última sessão do mês. O pedido tem por justificativa atender os moradores da cidade que recebem no início do mês e perderiam o desconto que vale até o último dia de fevereiro.

Ao usar a tribuna, o vereador Adriano Zago destacou que o governo acertou em dar o desconto de 10% para a população, no entanto pediu a prorrogação do prazo para o início de março. “De acordo com as leis trabalhistas os empregadores têm até o quinto dia útil do mês trabalhado para pagar salário dos seus empregados. Os trabalhadores que receberem após o dia 28, perderão o desconto. O nosso requerimento é para que o governo encontre uma forma de prorrogar até o dia 06 de março para que essas pessoas não sejam prejudicadas”.

O líder do prefeito, vereador Antônio Carrijo destacou que o requerimento será assinado por todos os vereadores. “Nós vamos levar ao conhecimento do prefeito a questão do prorrogação do prazo, mas também a questão que está havendo atraso na entrega dos carnês pelos Correios. É uma questão burocrática e o pedido foi feito”, afirmou.

Ao presidir o fim da sessão, o vereador Ronaldo Alves disse que o requerimento foi bem recebido e que o presidente Alexandre Nogueira também falou em reunião com o prefeito sobre a possibilidade de prorrogação.

 

Pagamento do IPTU em parcela única pode ser feito até abril

Neste ano a prefeitura estabeleceu quatro datas para pagamento à vista e a possibilidade parcelamento em até seis vezes. O valor mínimo para parcelamento é de R$ 75.

O desconto será gradativo e o contribuinte terá 10% de desconto para pagamento até 28 de fevereiro; 8% de desconto para pagamento até 29 de março e 5% de desconto se pagar até 16 de abril. A parcela única pode ser paga até 30 de abril, porém sem desconto. Já quem resolver parcelar o imposto pode pagar em seis vezes, com vencimento da primeira parcela em 30 de abril.

 

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas