Cultura Expresso Foco

Uberlândia se prepara para o primeiro Mercado de Pulgas de 2018

Evento será realizado no próximo domingo (25), no Mercado Municipal

Foto: Divulgação

Considerado um dos cartões postais de Uberlândia, o Mercado Municipal reúne 74 anos de histórias, escritas por meio dos seus mais variados produtos e serviços. Além do comércio tradicional, o local também é destaque na programação cultural do município. Exemplo disso é o Mercado de Pulgas, evento que ocorre para o próximo domingo (25), chega a sua primeira edição do ano, a partir das 10h.

Realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, o Mercado de Pulgas visa estimular a produção e a valorização da economia criativa e sustentável com exposições, troca solidária ou venda e compra de produtos e bens antigos e usados em uma verdadeira feira livre cultural. Opção para apaixonados por colecionismo, antiguidades e outros artigos raros, o evento revive as memórias do passado por meio de livros, gibis, bijuterias, revistas, artigos de decoração, CDs, DVDs, vinis, louças, fotografias, relógios, selos, moedas e outras peças.

Os preparativos

Ao todo, 28 expositores apresentarão seus mais variados produtos. As atividades acontecem das 10h às 16h. Esta é a terceira edição do evento, que precisou ser remarcado em dezembro por conta das condições do tempo. Para este domingo, mesmo com a possibilidade de chuvas, a realização está assegurada, como ressalta a coordenadora do Espaço Cultural do Mercado Municipal, Yone Correa.

“É um evento que movimenta bastante o Mercado, com um espaço adequado e que por si mesmo já reúne muitas histórias. O Mercado de Pulgas é algo que organizamos com muito carinho. Por isso, mesmo com o tempo chuvoso, nos planejamos para realizar as exposições dentro da Galeria de Arte caso necessário. Em razão do adiamento no ano anterior, também mantivemos o edital que havia sido elaborado, com tudo selecionado e aprovado”, disse.

Diversão garantida

Pela terceira vez, Anderson Alves Soares participará das atividades com a família. Para ele, que irá expor itens como máquina de escrever, moedor de café, utensílios domésticos e rádios, telefones, máquina fotográfica e videogames antigos, a importância do projeto vai além da oportunidade de expor suas peças.

“Para nós a expectativa é a melhor possível. Participo desde a primeira edição e é algo que sempre envolve a família inteira, meus filhos e minha esposa, que ajudam a escolher, preparar e levar aquelas peças que serão expostas. Acaba sendo uma diversão também, porque muitas pessoas viajam ao passado ao encontrarem uma determinada peça que foi marcante para elas”, conta.

Atração na Galeria de Arte

Outra grande atração que marcará presença no evento será a exposição de bicicletas antigas, de Elias Martins. Serão 30 veículos, datados de diferentes épocas, que permanecerão montados mesmo depois da realização do Mercado de Pulgas, com visitação de segunda a sexta-feira, das 12h às 18h, na Galeria de Arte do Mercado Municipal. O intuito da Secretaria Municipal de Cultura é valorizar ainda mais os colecionadores desse tipo de expressão artística.

 

Prestigie!

O quê: 3º Mercado de Pulgas

Quando: domingo (25), das 10h às 16h

Onde: Espaço Cultural do Mercado Municipal

Local: rua Olegário Maciel, 255, centro

Entrada franca

 

Notícias relacionadas