Cultura Destaque Expresso

Diferentes oficinas lúdicas movimentam a Biblioteca Municipal

Atividades fortalecem a inclusão social com opções para todas as crianças

Foto: Secom PMU

A arte é capaz de inspirar a criatividade, renovar esperanças e unir diferentes realidades por um objetivo comum. Juntas, essas pessoas emocionam, cativam e trazem novas lições de vida. É o caso das oficinas realizadas na Biblioteca Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, entre hoje (26) e quarta-feira (28).

Inclusão social 

Realizada há 13 anos, a oficina de pintura em azulejos mobiliza em média 22 crianças especiais com Síndrome de Down e autismo, que aprendem novas técnicas de pintura, além de uma linguagem interativa e contação de histórias. As atividades acontecem nesta segunda-feira, das 9 às 11h, e são conduzidas pela professora Heloísa Gomide. Para ela, a iniciativa vai além do aspecto cultural.

“O mais importante é a socialização dessas crianças, a inclusão delas por meio da arte. Elas gostam da Biblioteca, pois têm acesso a livros infantis e também participam de contação de histórias. É um projeto que tem dado muito certo não apenas para os participantes. Muitas mães também criam vínculos entre elas, trocam informações e experiências e isso é muito bom”, disse.

Oficina de Contação de Histórias

Ter contato com um acervo de milhares de obras, aprender mais sobre a história da cidade e se envolver com a narração lúdica de um bom livro são algumas das sensações vividas pelas crianças que participam das Oficinas de Contação de Histórias; O projeto da Secretaria Municipal de Cultura tem a intenção de apresentar toda a riqueza da literatura a estudantes de diferentes faixas etárias e realidades.

O trabalho acontece na terça-feira, às 14h, e é conduzido pela servidora da biblioteca Deysemar Bottaro. Ela define o projeto como algo além de um simples trabalho. “É muito maior do que isso. É algo que nos gratifica. Ver a curiosidade das crianças, o interesse sincero delas, é um retorno ótimo e que não tem preço”, afirmou.

Oficina de dobraduras

Na quarta-feira (21), a partir das 14h, simples retalhos de papel ganham vida com mais uma edição da oficina de dobraduras. Além do Origami, a criançada também tem a oportunidade de viajar pelo mundo da imaginação com as diversas obras literárias abrigadas pela Biblioteca Municipal, com uma linguagem lúdica e atrativa ao público. As atividades também serão coordenadas por Deysemat.

 

 

Fique sabendo!

 

Oficina de Pintura em Azulejos

Quando: segunda-feira (19), das 9h às 10h30

Onde: Biblioteca Municipal

Endereço: praça Cícero Macedo, Fundinho

Entrada franca

 

Oficina de Dobraduras

Quando: quarta-feira (21), às 14h

Entrada franca

 

Atividade Formativa – Núcleo de Contadores de Histórias

Quando: quinta-feira (22), das 8h30 às 11h30 e 13h30 às 17h

Entrada franca

 

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas