Destaque Economia Expresso

Prefeitura de Uberlândia assina acordo de cooperação com Reino Unido

Entre as ações a serem desenvolvidas na parceria estão a identificação de oportunidades no mercado internacional para negócios locais, possibilidade de parcerias público privadas e a promoção de eventos técnicos científicos

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Um acordo bilateral entre Uberlândia e o Reino Unido foi assinado na manhã desta segunda-feira (26) no Centro Administrativo, pelo prefeito Odelmo Leão e o cônsul do Reino Unido em Belo Horizonte, Thomas  Nemes.  Entre as ações a serem desenvolvidas na parceria estão a identificação de oportunidades no mercado internacional para negócios locais, possibilidade de parcerias público privadas e a promoção de eventos técnicos científicos.

Thomas Nemes destacou a transformação energética que passa o mundo e o Brasil e a realização de conexões entre empresas e governos. “Como o prefeito disse, o papel da prefeitura é um facilitador de conexões, de oportunidades; o papel do governo britânico é o mesmo. Facilitar conexões com empresários locais e britânicos, professores, pesquisadores e estudantes”.

Foto: Valter de Paula – Secom PMU

Na visão do cônsul, Uberlândia é uma cidade de médio porte que está olhando para o  futuro que conta com ações práticas na área de inovação e capacitação. Ele adiantou que já apresentou à Secretaria de Desenvolvimento Econômico uma investidora britânica em energia solar aqui no Brasil. “Esperamos encontrar desdobramentos e como o prefeito disse buscar resultados concretos, das ações que desenvolvemos aqui”.

Sobre a possibilidade de investimentos de empresas na iluminação pública em Uberlândia que está com uma licitação em aberto, Nemes confirmou que há interesse. “A tecnologia para cidades inteligentes é um área prioritária nossa aqui no Brasil. Vemos empresas inovadoras com soluções voltadas a ampliar o que um poste de iluminação pública pode conectar o cidadão com outros serviços. A gente tem empresas do Reino Unido interessadas e atuando em mercados pelo mundo, prospectando oportunidades no Brasil, em Belo Horizonte e Uberlândia também”.

Parceria Público Privada

Em relação a uma possível PPP (Parceria Público Privada) relacionada à iluminação pública em Uberlândia, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Dilson Dalpiaz, afirmou que está em processo de edital. “Este assunto está de forma muito clara no nosso protocolo. No momento certo vamos ter isso de forma bem explícita, que está na pauta em função dessa expertise”.

Dalpiaz destacou também que a assinatura do protocolo é a abertura de um caminho formal. “Isso vai abrir oportunidades por canais oficiais. A relação privada de empresas é permanente; temos empresas que estão na área do etanol, temos a Souza Cruz, empresa ícone de Uberlândia com capital britânico. Outras empresas vamos desencadear por meio desse instrumento daqui para frente”, afirmou.

Inicialmente, o acordo tem duração até 2020, podendo ser prorrogado. O prefeito Odelmo Leão destacou que o poder público deve colaborar da melhor forma com o desenvolvimento de Uberlândia em todas as áreas.

 

Texto: Leonardo Leal

Notícias relacionadas