Cultura Expresso Foco

Secretaria de Cultura realiza primeira entrega do projeto ‘Caixa Estante’ de 2018

Ao todo, 200 livros foram distribuídos em empresa nesta segunda-feira (26)

Foto: SMC

Estimular o hábito da leitura na rotina de trabalho. Fazer dos livros companheiros diários durante o período de descanso. É com essas premissas que a Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Biblioteca Pública Municipal Juscelino Kubitschek de Oliveira, consolidou nesta segunda-feira (26), mais uma entrega do projeto ‘Caixa Estante’ em uma empresa de Uberlândia.

O projeto consiste em levar os mais diversos exemplares de diferentes gêneros literários às empresas e instituições do município. Locais como o Instituto de Previdência Municipal de Uberlândia (Ipremu) e o Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) já foram beneficiados com a iniciativa. Ontem (26), foi a vez de uma empresa de refrigerantes renovar o seu acervo, com 200 novos exemplares da Biblioteca Municipal.

Entre os livros distribuídos, a maioria corresponde à literatura infantil e infanto-juvenil, estrangeira, brasileira, auto-ajuda e de religiosidade. A partir da entrega, os livros permanecem disponíveis durante quatro meses. Depois desse período, a empresa tem a opção de manter ou renovar o acervo.

Foto: SMC

Cidade leitora

De acordo com a diretora da Biblioteca Municipal, Denise Carvalho, mais de dez empresas já se candidataram para receber os exemplares. Para ela, o intuito é fortalecer ainda mais o hábito da leitura no cenário local.

“Está provado que ler estimula a criatividade, ajuda na memória e amplia o vocabulário, entre outras diversas vantagens. Nosso objetivo é facilitar a vida dos usuários. Muitas pessoas não têm tempo de se deslocar para algum lugar e estamos aproximando o contato a esses diferentes tipos de livros. Queremos tornar a cidade mais leitora”, destacou.

Leve a leitura para ainda mais perto!

A caixa consiste em um móvel, dotado de prateleiras e rodinhas para facilitar o transporte. Aqueles que tiverem interesse em levá-la para a empresa que trabalha, basta entrar em contato com a Biblioteca Pública Municipal pelos telefones (34) 3234-1600 ou 3236-9625. No momento da solicitação, os interessados podem indicar os gêneros literários preferidos.

Todos os empréstimos são feitos por meio de ofício, sendo que o material poderá permanecer por quatro meses no local beneficiado, com possibilidades de prorrogação do prazo. Durante todo esse período, o órgão cuja solicitação foi realizada se encarrega da preservação desses exemplares.

Doe livros!

Além do acervo paralelo destinado para o Caixa Estante, a Biblioteca Pública Municipal dispõe de 42 mil livros, muitos deles frutos de doações. Uma prática que, segundo a diretora do espaço, precisa se tornar mais comum no município.

“É sempre importante aproveitar a oportunidade para convidar as pessoas a doarem cada vez mais seus livros. É algo simples e que trará benefícios enormes para outras pessoas. Precisamos de exemplares da literatura infantil, auto-ajuda, brasileira, estrangeira. Mesmo assim, todos os gêneros literários são muito bem-vindos”, disse.

 

Texto: Secom PMU

Notícias relacionadas